A transformação digital está chegando na logística de entregas rápidas. A inovação parte da iFood, líder em entrega de alimentos na América Latina. O iFood Box, assim batizado, é um locker inteligente para entrega de mercadorias sem a necessidade do contato entre o entregador e seu cliente.
Para utilizar o armário inteligente, basta apenas que o cliente esteja perto de um locker e ao fazer o pedido solicite que a retirada do produto seja realizada no armário. O cliente recebe uma notificação da entrega e, a partir de um código gerado pelo aplicativo, acessa o locker e retira sua encomenda. Com uma proteção térmica, a temperatura do alimento é mantida, assim preservando sua qualidade.
Com essa logística diferenciada, Fenando Martis, gerente de inovação em logística do iFood, afirma que todos serão beneficiados com esse novo processo. O restaurante diminui o seu tempo de entrega. O entregador não precisa esperar pelo cliente, podendo assim efetuar mais entregas. Por fim, o consumidor tem maior conveniência, não tendo a preocupação de encontrar o entregador no momento de recebimento, caso esteja ocupado ou indisponível naquele instante.
Novas modalidades de entregas surgem com o iFood Box. Os restaurantes também poderão utilizar o iFood Box para armazenar os pedidos enquanto os entregadores não chegam. Outra possibilidade é a retirada pelo cliente no Box instalado no restaurante, sem a necessidade de um entregador.
Instalado já em 40 locais, o iFood faz entregas com lockers inteligentes e está entrando em contato com os estabelecimentos para a implantação dos smart lockers. Com isso, locais estratégicos, com maior volume de entrega, poderão ter sua logística melhorada, afirma Martins. “Nós fomos atrás e priorizamos os endereços que mais nos interessavam”.
A produção, instalação e manutenção dos lockers são pagos pela iFood. A empresa está com negociações com hospitais, restaurantes e parques, a fim de expandir sua rede de armários inteligentes.