O envio e recebimento de mercadorias e comida em aplicativos estão tendo sua logística renovada pelas novas soluções de Armários Inteligentes!
Para melhorar o serviço e reduzir o tempo de entrega, empresas que atuam no e-commerce, como a iFood e Via Varejo, detentora de marcas como Casas Bahia, Ponto Frio e Extra, utilizam lockers eletrônicos.
Posicionados em locais estratégicos, os armários são como pequenas estações de depósito, onde sua mercadoria fica aguardando você. Desse modo, o tempo de recebimento é otimizado e o problema do encontro entre entregador e cliente é resolvido.
O iFood Box, armário inteligente da iFood, é um exemplo disso. Em uma entrega tradicional num edifício comercial, o entregador acessa o local, fala com o atendimento e aguarda o cliente ir ao seu encontro. Isso pode levar de 10 a 15 minutos. Com o iFood Box, esse tempo de espera é evitado, uma vez que o entregador deixa a encomenda no locker e segue para o próximo local. O locker da iFood ainda conta com um revestimento térmico, que mantêm os alimentos em sua temperatura até serem retirados pelo cliente.
A Via Varejo também já começou a utilizar os lockers eletrônicos. Instalados em postos de gasolina, os armários inteligentes armazenam as compras feitas nos sites de e-commerce do grupo. “Os lockers são tendências para implantar o omnichannel (multicanal, integração entre operações online e físicas), independentemente da questão da segurança. É uma ferramenta que ajuda as operações de e-commerce a atuarem com entrega de forma descentralizada e mais barata. No e-commerce, o que tem de mais caro é a última milha até a porta do cliente. Para a gente, no Brasil, além de tudo é uma solução para os consumidores que vivem em regiões com restrição. O locker é uma alternativa interessante de entrega para qualquer cidade que tenha zona de risco”, avalia a especialista em varejo Ana Paula Tozzi, diretora executiva da AGR Consultores.