É seguro pedir delivery em tempos de coronavírus?

smart locker

Um estudo publicado na última semana na revista científica “New England Journal of Medicine” afirma que o novo coronavírus consegue sobreviver dias em superfícies. O tempo varia de acordo com cada material.

O vírus pode sobreviver, por exemplo, de três a cinco dias no plástico e até 48h no aço. Desse modo, algumas medidas de segurança e higiene precisam ser reforçadas ao receber uma entrega de restaurante ou supermercado. Mas lembre-se, isso não quer dizer que você será infectado se entrar em contato com o material, apenas que é necessário um cuidado extra.

“É seguro pedir delivery, mas assim que o alimento ou produto entra em casa a embalagem precisa ser imediatamente descartada”, diz a Dra. Raquel Muarrek, infectologista da Rede D’or. Segundo ela, a medida de higiene deveria ser realizada inclusive antes da pandemia.

Se a embalagem foi posta na mesa ou na pia da cozinha, por exemplo, o local também deve ser desinfectado. O cuidado muda conforme o tipo de alimento. “A manipulação dos alimentos cozidos ou fritos são melhores para a diminuição de contágio do que os crus”, diz. “Não se sabe como uma salada foi manipulada e se teve a desinfecção adequada”.

Para priorizar a segurança dos clientes e dos entregadores, algumas lanchonetes, restaurantes, aplicativos de comida e afins anunciaram a entrega sem contato, na qual o entregador deixa o produto em um locker como a Caixa de Correio Inteligente ou o Locker Clique e Retire, informa os dados ao sistema do armário através da leitura de QR Code ou Código de Barras, e imediatamente o cliente recebe um e-mail ou SMS informando que sua encomenda já está no locker e pode ser retirada mediante a apresentação do QR Code recebido.

Para os clientes, a entrega em casa é também opção de isolamento social, visto que evita idas aos supermercados. Porém, instruções de higienização dos lockers Biccateca são partes importantes do manual do usuário, e foram repassadas aos gerentes e administradores dos produtos, para que efetuem a limpeza rotineira utilizando um borrifador com álcool 70 e um pano macio.

Através do sistema do armário, o gerente consegue interromper o uso por alguns minutos, abrir todas as portas selecionando um comando automático, e assim pode fazer a aplicação do álcool (70%) e com o pano efetuar a limpeza e desinfecção do mesmo, tanto no interior dos compartimentos, quanto no exterior do locker

Compartilhe esta postagem ou envie para um amigo!

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Fique por dentro das novidades!

Assine nossa newsletter para receber conteúdos feitos por nossos especialistas, matérias do nosso blog e para conhecer em primeira mão nossos lançamentos.

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!