Parado há mais de um mês, o comércio varejista de São Paulo de produtos não essenciais tenta recuperar-se para atenuar a perda de faturamento de mais de 60% desde a suspensão das atividades pela pandemia. Além da venda online, as lojas começam a colocar em prática outras formas de vender sem aglomeração: da retirada do produto no estacionamento da loja sem sair do carro até a entrada utilizando armários inteligentes do tipo Clique e Retire.
Desde a última semana, diversos shoppings de São Paulo passaram a oferecer aos lojistas e clientes os serviços de Compre e Retire através de armários inteligentes de autoatendimento e drive-thru. As ações visam facilitar a entrega dos produtos adquiridos por telefone, e-mail e WhatsApp. A solução inovadora permite que o lojista deposite no armário a encomenda devidamente embalada para que o cliente retire posteriormente através da apresentação de um QR Code.
Montado nos estacionamentos, o drive-thru também opera diariamente. Para atender a demanda dos consumidores no horário marcado diretamente com a loja, foram disponibilizadas algumas vagas com o espaçamento adequado, conforme recomendações das autoridades de saúde. Vale ressaltar que os clientes vão receber a bonificação de 1 hora do estacionamento para a realização e retirada das compras.
Guilherme Marini, diretor executivo dos Shoppings Center Norte e Lar Center, reforça que o Clique e Retire e o drive-thru são estratégias que dão aos lojistas novas alternativas de venda e entrega de encomendas, de forma rápida, organizada e sem custos. “As iniciativas também foram pensadas para beneficiar os clientes, que ganham em praticidade, conveniência e segurança, uma vez que as medidas seguem as orientações dos órgãos competentes em relação ao distanciamento social, cuidados com a higienização e preservação da saúde”, afirma o executivo.
Fontes: Notícias R7, Diário Zona Norte e Folha de São Paulo.