O comprovante de entrega é a maneira que a transportadora ou a empresa que faz a entrega de encomendas possui para comprovar que entregou a mercadoria. Este é a via física que acompanhava os documentos auxiliares da Nota Fiscal eletrônica (NFe) e do Conhecimento de Transporte Eletrônico (CTe).
Até 2019 os comprovantes de entrega tinham que ser impressos e entregues sempre que o transporte de mercadorias chegava ao seu destino. Em 2020, com o problema de armazenagem física dos comprovantes e o alto custo com papel o Fisco decidiu criar o Comprovante de Entrega Eletrônico ou Canhoto Digital, assim uma nova versão da Nota Técnica 2015.002 v 1.01 foi publicada para incluir o comprovante de entrega eletrônico nos Web Services de distribuição de DFe da Sefaz, tornando assim o documento com validade jurídica.
Com o aumento da venda online foi possível perceber uma sobrecarga na gestão de encomendas em condomínios. Com isso, surge a necessidade de ter mais segurança, privacidade, agilidade e responsabilidade na gestão deste tipo de serviço.
Com a redução dos turnos dos porteiros e aumento das portarias remotas nos edifícios residenciais, o problema de entrega agravou-se com a Pandemia.
Para minimizar esse problema os armários inteligentes passam a ser uma solução moderna, pensada para o cotidiano de quem tem uma rotina intensa, passa a maior parte do tempo fora de casa, faz compras pela internet ou recorre a qualquer tipo de serviço de delivery, mas não pode contar com uma pessoa para ficar esperando pela entrega. A Caixa de Correio Inteligente dos Armários Inteligentes é homologada pelos Correios para que os usuários tenham todas as garantias de um funcionamento adequado.
Como funciona:
O entregador, ao chegar ao condomínio, acessa uma tela do smart locker, escolhe a opção de entrega (Correio, Delivery, Logística e usuário), insere os dados do destinatário e automaticamente um compartimento que esteja vazio se abre para que ele deposite o produto.
Depois de depositar o produto e fechar a porta o sistema confirma e exibe o comprovante de entrega na tela, que vale como canhoto digital, contendo dados da entrega, o número do compartimento, e a unidade do destinatário, a data e hora da entrega, a latitude e longitude da localização do locker e uma autenticação que é um código alfanumérico criptografado e exclusivo gerado pelo sistema dos Armários Inteligentes, que poderá ser fotografado pelo entregador.
Na sequência, o morador recebe uma notificação de que sua encomenda chegou, com uma senha ou QR Code que permitirá a abertura da porta. Todo o processo ocorre com toda a privacidade e segurança, sem necessitar que alguém aguarde presencialmente pela entrega.
Autor: Maitê Smaniotto