Os dados do Censo 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontam uma tendência que vem ganhando espaço nas últimas décadas no Brasil: o aumento da população que mora em apartamentos e condomínios.
Diante da crescente popularidade dos condomínios, as portarias remotas também foram ganhando seu espaço, trazendo inúmeros benefícios, como maior segurança e redução de custos operacionais, entre outros.
No entanto, essa tecnologia cada vez mais popular em prédios e condomínios também gerou novos desafios, especialmente no contexto de entregas e recebimento de encomendas.
Neste artigo, iremos explorar os desafios de realizar entregas em condomínios com portaria remota e como o uso de lockers pode transformar o recebimento de encomendas nesses locais. Continue acompanhando para saber mais!
Um panorama dos condomínios com portaria remota
A portaria remota, também conhecida como portaria virtual ou porteiro eletrônico, é uma realidade cada vez mais comum nos condomínios brasileiros.
Segundo o Panorama do Setor de Segurança Eletrônica, divulgado recentemente pela Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança (ABESE), mais de 12 mil condomínios no país já contam com as soluções de portaria remota.
O crescimento exponencial do setor de monitoramento e portaria eletrônica no ano de 2024 se deve a fatores como o aumento da segurança, o controle da entrada e saída de pessoas, a redução de vulnerabilidades, entre outros.
Estas informações evidenciam como a tecnologia de portaria remota se tornou uma grande aliada na prevenção e resolução de ocorrências em condomínios, que vão desde assaltos e ações criminosas até conflitos com vizinhos.
Além de todas estas vantagens, vale ressaltar que a adoção da portaria remota em prédios e condomínios representa uma economia de até 70% em comparação com os serviços da portaria física.
Neste modelo de serviço, a tecnologia é a palavra-chave e a grande responsável por facilitar a vida dos moradores e administradores.
Os desafios das entregas em condomínios com portaria remota
Apesar das diversas vantagens, a portaria remota enfrenta alguns desafios. E o maior deles diz respeito à entrega de encomendas.
Por se tratar de um sistema de segurança digital que substitui a presença física de um porteiro por câmeras, interfone e central de monitoramento a distância, a portaria remota não conta com um profissional atuando no local.
Dessa forma, nem sempre as encomendas podem ser entregues devido à ausência do morador para receber o pacote.
Esta situação pode gerar um grande incômodo tanto para os moradores, que não irão receber suas encomendas, quanto para a administração do condomínio, que terá que lidar com as reclamações recorrentes.
Para tentar solucionar este problema, alguns condomínios contam com o zelador para receber as entregas. Contudo, esta opção não é a ideal, já que além de configurar desvio de função (o recebimento de entregas não faz parte das atribuições do profissional), o zelador não estará na portaria o tempo todo, o que pode fazer com que ele perca o horário da entrega.
Outra solução, considerada mais segura, prática e eficaz, é contar com um local de armazenamento específico para o recebimento de encomendas e pacotes, como os lockers em condomínios.
Com os lockers, o entregador pode depositar a encomenda com segurança e o morador retira quando puder.
Lockers para condomínios: uma solução inteligente
Também conhecidos como caixa de correio inteligente, os lockers para condomínios representam uma solução inovadora para o recebimento de entregas em prédios e condomínios.
Com este dispositivo, a entrega é realizada sem contato, garantindo mais privacidade, segurança e agilidade no processo.
Confira como funciona o locker para condomínio:
- O entregador chega com a encomenda e se identifica no locker;
- A porta do locker se abre, e o entregador deposita o pacote com os dados do recebedor no locker;
- O morador recebe automaticamente a notificação da chegada da sua encomenda;
- O morador vai até o locker, insere o código de retirada e a porta se abre para que ele retire a sua encomenda.
Cada locker possui um código exclusivo de retirada, assim o destinatário tem total segurança e privacidade para receber suas encomendas e a garantia de que não haverá extravios e nem erros na hora da entrega.
A Caixa de Correio Inteligente da Armários Inteligentes é certificada pelos Correios e pode receber todo tipo de encomenda em condomínios de forma segura, automatizada e organizada.
Com ela, é possível receber, armazenar, notificar e distribuir as encomendas em portarias, reduzindo o uso de espaços coletivos ou improvisados para acomodar as encomendas dos moradores.
Além dessas vantagens, a Caixa de Correio Inteligente ainda soluciona diversos desafios da gestão de encomendas, como:
- extravio ou violação de pacotes;
- tentativas de entrega sem sucesso;
- erros na entrega;
- desorganização da recepção com pacotes empilhados para entrega aos moradores;
- não recebimento das encomendas devido à ausência do morador.
Solucione os desafios de entrega de encomendas no seu condomínio com a Armários Inteligentes.
Entre em contato conosco para conhecer todas as funcionalidades da nossa Caixa de Correio Inteligente.
Gostou do artigo?
Em nosso blog, você confere diversos outros conteúdos sobre armários inteligentes.
Acompanhe também as nossas redes sociais, Instagram, Facebook, YouTube e Linkedin, para ficar por dentro de todas as novidades.