Com o Locker Clique e Retire o cliente faz a compra pela internet e pode retirar o produto na loja, com um envio rápido e custo reduzido.
O crescimento do e-commerce é uma vantagem competitiva no cenário atual. Saber integrar as facilidades que esse ambiente oferece com o mundo real se torna ainda mais estratégico. Considere que mesmo com muitos consumidores tendo o interesse de comprar online, retirar o produto na loja física se torna um grande diferencial para o negócio.
Para começar, pense que nem todo mundo quer ter que esperar o recebimento do produto em casa para ter acesso ao que comprou. Se tiverem a facilidade de retirar imediatamente na loja o que já pagaram pela internet, isso pode ser uma vantagem para o cliente e para a loja, que economizará com custos de transportação. Além disso, a possibilidade de ver de perto os produtos e checar se é aquilo mesmo o que cliente deseja continua sendo um fator importante.
De acordo com uma pesquisa feita pela Manhattan Associates, mais de 70% dos consumidores brasileiros preferem fazer compras online ao invés de ir a uma loja, e cerca de 60% pedem para retirar seus itens em uma loja física. Ou seja, é muito grande o número de pessoas que busca a possibilidade de retirar na loja os produtos comprados pela internet.
Veja como exemplo o modelo de negócios omnichannel da Centauro, que apresenta alavancagem operacional, ou seja, a receita adicional gerada não vem, necessariamente, atrelada ao aumento proporcional de despesas, aumentando a rentabilidade da operação. Com a integração total entre os canais, as principais soluções que tem a oferecer ao cliente é o Click & Collect, modalidade de compra em que o cliente compra o produto na plataforma digital e, no ato da compra, escolhe uma das lojas físicas para retirá-lo (se o produto não estiver disponível no estoque da loja selecionada, será enviado de outro local para que o cliente possa retirá-lo); e o Ship from Store, em que o cliente compra o produto na plataforma digital e a plataforma tecnológica detecta a loja física ou centro de distribuição mais próximo ao endereço de entrega do cliente com o produto disponível, reduzindo prazo de entrega e aumentando o sortimento disponível.
Em 2018, as modalidades em que o cliente retira o produto em uma loja física, utilizando o Locker Clique e Retire representaram 21,2% do volume de vendas da plataforma digital (9,1% em 2017) e a modalidade Ship from Store, 16,1% (2,9% em 2017). (Dados da Centauro). Considerando as transações das diferentes modalidades de venda omnichannel, em 2018 e 2017, o omnichannel representou 37,3% e 12,1%, respectivamente, do volume de vendas da plataforma digital. O share trimestral das vendas dos exercícios sociais encerrados em 31 de dezembro de 2018 e 2017 foi o seguinte:
OMNICHANNEL COMO % DO VOLUME DE VENDAS DA PLATAFORMA DIGITAL
Adicionalmente, a plataforma digital e as lojas físicas se retroalimentam, uma vez que:
- Os clientes que vão até as lojas físicas para retirar ou trocar seus produtos comprados online criam um fluxo maior nas lojas, possibilitando aumento nas vendas das lojas físicas;
- A presença da loja física cria um ambiente de segurança para que o cliente possa comprar online, aumentando assim a conversão de nossa plataforma digital;
- Tanto as lojas físicas quanto a plataforma digital são fonte de captação de e-mails de clientes, possibilitando interação pós compra com os clientes por meio de e-mails promocionais e recomendações personalizadas de produtos (aproximadamente cinco milhões de e-mails capturados em 2018, 3,7 milhões por meio das lojas físicas e 1,2 milhão por meio da plataforma digital, totalizando uma base de 15,6 milhões de e-mails).
Pois bem, agora que você entende a importância de integrar os universos online e offline do seu empreendimento, chegou a hora de entender algumas das abordagens omnichannel que vêm sendo utilizadas para se diferenciar nesse contexto. Algumas delas são:
- clique e retire: o cliente faz a compra pela internet e pode retirar o produto na loja em seguida;
- envio rápido e custo reduzido: se você não tem lojas físicas por todo o Brasil, procure estabelecer parcerias com comércios locais e outros pontos de retiradas que possam agilizar a entrega e reduzir o custo;
- ship-from-store: o consumidor pode ir até à loja e retirar produtos que já estejam prontos para venda diretamente do estoque;
- guide shops: o cliente vai até à loja física e faz a compra pelo celular, por exemplo. A diferença é que o cliente não sai de lá cheio de sacolas, mas recebe o que comprou em casa.
Como pode ver, são muitas as formas de você desenvolver a retirada do produto de forma diferenciada.