Quais as vantagens da opção Retirar na Loja para as suas vendas?

armario clique retire
Com o Locker Clique e Retire o cliente faz a compra pela internet e pode retirar o produto na loja, com um envio rápido e custo reduzido.

O crescimento do e-commerce é uma vantagem competitiva no cenário atual. Saber integrar as facilidades que esse ambiente oferece com o mundo real se torna ainda mais estratégico. Considere que mesmo com muitos consumidores tendo o interesse de comprar online, retirar o produto na loja física se torna um grande diferencial para o negócio.

Para começar, pense que nem todo mundo quer ter que esperar o recebimento do produto em casa para ter acesso ao que comprou. Se tiverem a facilidade de retirar imediatamente na loja o que já pagaram pela internet, isso pode ser uma vantagem para o cliente e para a loja, que economizará com custos de transportação. Além disso, a possibilidade de ver de perto os produtos e checar se é aquilo mesmo o que cliente deseja continua sendo um fator importante.

De acordo com uma pesquisa feita pela Manhattan Associates, mais de 70% dos consumidores brasileiros preferem fazer compras online ao invés de ir a uma loja, e cerca de 60% pedem para retirar seus itens em uma loja física. Ou seja, é muito grande o número de pessoas que busca a possibilidade de retirar na loja os produtos comprados pela internet.

Veja como exemplo o modelo de negócios omnichannel da Centauro, que apresenta alavancagem operacional, ou seja, a receita adicional gerada não vem, necessariamente, atrelada ao aumento proporcional de despesas, aumentando a rentabilidade da operação. Com a integração total entre os canais, as principais soluções que tem a oferecer ao cliente é o Click & Collect, modalidade de compra em que o cliente compra o produto na plataforma digital e, no ato da compra, escolhe uma das lojas físicas para retirá-lo (se o produto não estiver disponível no estoque da loja selecionada, será enviado de outro local para que o cliente possa retirá-lo); e o Ship from Store, em que o cliente compra o produto na plataforma digital e a plataforma tecnológica detecta a loja física ou centro de distribuição mais próximo ao endereço de entrega do cliente com o produto disponível, reduzindo prazo de entrega e aumentando o sortimento disponível.

Em 2018, as modalidades em que o cliente retira o produto em uma loja física, utilizando o Locker Clique e Retire representaram 21,2% do volume de vendas da plataforma digital (9,1% em 2017) e a modalidade Ship from Store, 16,1% (2,9% em 2017). (Dados da Centauro). Considerando as transações das diferentes modalidades de venda omnichannel, em 2018 e 2017, o omnichannel representou 37,3% e 12,1%, respectivamente, do volume de vendas da plataforma digital. O share trimestral das vendas dos exercícios sociais encerrados em 31 de dezembro de 2018 e 2017 foi o seguinte:

OMNICHANNEL COMO % DO VOLUME DE VENDAS DA PLATAFORMA DIGITAL


Adicionalmente, a plataforma digital e as lojas físicas se retroalimentam, uma vez que:

  • Os clientes que vão até as lojas físicas para retirar ou trocar seus produtos comprados online criam um fluxo maior nas lojas, possibilitando aumento nas vendas das lojas físicas;
  • A presença da loja física cria um ambiente de segurança para que o cliente possa comprar online, aumentando assim a conversão de nossa plataforma digital;
  • Tanto as lojas físicas quanto a plataforma digital são fonte de captação de e-mails de clientes, possibilitando interação pós compra com os clientes por meio de e-mails promocionais e recomendações personalizadas de produtos (aproximadamente cinco milhões de e-mails capturados em 2018, 3,7 milhões por meio das lojas físicas e 1,2 milhão por meio da plataforma digital, totalizando uma base de 15,6 milhões de e-mails).

Pois bem, agora que você entende a importância de integrar os universos online e offline do seu empreendimento, chegou a hora de entender algumas das abordagens omnichannel que vêm sendo utilizadas para se diferenciar nesse contexto. Algumas delas são:

  • clique e retire: o cliente faz a compra pela internet e pode retirar o produto na loja em seguida;
  • envio rápido e custo reduzido: se você não tem lojas físicas por todo o Brasil, procure estabelecer parcerias com comércios locais e outros pontos de retiradas que possam agilizar a entrega e reduzir o custo;
  • ship-from-store: o consumidor pode ir até à loja e retirar produtos que já estejam prontos para venda diretamente do estoque;
  • guide shops: o cliente vai até à loja física e faz a compra pelo celular, por exemplo. A diferença é que o cliente não sai de lá cheio de sacolas, mas recebe o que comprou em casa.

Como pode ver, são muitas as formas de você desenvolver a retirada do produto de forma diferenciada. 

Compartilhe esta postagem ou envie para um amigo!

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Fique por dentro das novidades!

Assine nossa newsletter para receber conteúdos feitos por nossos especialistas, matérias do nosso blog e para conhecer em primeira mão nossos lançamentos.

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!